CONEXIÓNVerde+ Reúne Europa e América Latina em Belém para Debater Economia Sustentável

admin
2 Min Read

O evento #CONEXIÓNVerde+ está acontecendo em Belém até quinta-feira (05) com o objetivo de reunir mais de 200 participantes, incluindo autoridades, especialistas e líderes dos setores público e privado da Europa e América Latina. O encontro visa discutir os desafios e as oportunidades para fortalecer uma economia sustentável. A abertura ocorreu ontem (03), no hotel Grand Mercure, com uma abordagem sobre o cenário econômico atual e suas possibilidades.

O principal foco do evento é o programa AL-Invest Verde, que chega à sua sexta edição. Este programa é uma das mais importantes iniciativas de cooperação entre a União Europeia e a América Latina. No Brasil, o AL-Invest Verde é coordenado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com a Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (Sequa), que lidera o consórcio responsável pela implementação do projeto.

O programa tem como objetivo capacitar micro e pequenas empresas da América Latina em práticas sustentáveis, promovendo a proteção ambiental e a criação de novas oportunidades de negócios voltados para mercados que priorizam a sustentabilidade nas suas decisões de compra. O evento se baseia nas práticas e aprendizados da União Europeia, adaptando-os à realidade latino-americana.

Entre os temas discutidos estão o Regulamento Europeu contra o Desmatamento, o Pacto Verde Europeu, incentivos à transição verde, economia circular, além de soluções para as mudanças climáticas. Maurício Manfré, coordenador de Relações Internacionais da CACB, ressaltou que a transição para práticas sustentáveis está intimamente relacionada às formas de produção, destacando os “3 R’s”: “repensar”, “reutilizar” e “reciclar”, que são essenciais para promover a sustentabilidade na indústria e na agricultura.

A economia circular é um dos principais temas abordados durante o evento, que também foca na criação de novos postos de trabalho sustentáveis e na reavaliação de processos produtivos para minimizar o uso de recursos naturais e reduzir os impactos ambientais.

 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *