Na manhã desta quarta-feira (4), o prefeito eleito de Belém, Igor Normando, e o vice-prefeito eleito, Cássio Andrade, estiveram em Brasília para buscar parcerias com ministros e deputados, visando o desenvolvimento da capital paraense. Durante a visita, a dupla se reuniu com o ministro do Turismo, Celso Sabino, para discutir ações que visam o fortalecimento do setor turístico de Belém, com foco nas comemorações do aniversário da cidade, em janeiro de 2025, e nos preparativos para a COP30.
Após a reunião, Igor Normando anunciou que o encontro teve como principal objetivo alinhar as comemorações do aniversário de Belém, que ocorrerá em 12 de janeiro, e fortalecer parcerias estratégicas para impulsionar o desenvolvimento turístico, cultural e econômico da cidade, com vistas à realização da COP30. O prefeito eleito enfatizou que essa articulação conta com o apoio total do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan.
Cássio Andrade, vice-prefeito eleito, também destacou a relevância da reunião com o Ministro do Turismo. “Foi uma reunião extremamente produtiva, onde tratamos de temas voltados para o desenvolvimento turístico de Belém. Esta parceria com o Ministro Celso Sabino é fundamental para garantir investimentos no setor e fortalecer o nosso potencial turístico, especialmente com a COP30 chegando”, afirmou Andrade.
COP30 e o impacto para Belém
O Pará se prepara para sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém em novembro de 2025. Estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicam que mais de 70 mil visitantes devem estar na cidade durante o evento, com cerca de 7 mil deles compondo a “família COP”, formada por equipes da ONU e delegações de países membros.