A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou o processo de rematrícula para o ano letivo de 2025, com o prazo de renovação se estendendo até o dia 11 de dezembro. A rematrícula é o procedimento necessário para garantir a continuidade do aluno na mesma instituição de ensino para o próximo ano.
Pais e responsáveis devem confirmar a permanência do estudante na escola diretamente na secretaria da unidade escolar, para formalizar a renovação da matrícula.
“O ano letivo de 2024 foi marcante para a educação paraense, com resultados excepcionais, como o salto do Pará da 26ª para a 6ª posição no Ideb, um crescimento histórico. Para 2025, queremos continuar avançando e proporcionando ainda mais conquistas. A rematrícula inicia esta semana e, no dia 23 de dezembro, começará o período de matrícula para novos estudantes, que será 100% online, com um sistema mais ágil e conveniente”, afirmou Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.
Novos Estudantes
Para os novos alunos, que vêm das redes municipal, federal ou privada, as matrículas poderão ser realizadas de 23 de dezembro a 11 de janeiro, exclusivamente pela internet, através do site da Seduc.
Calendário Escolar de 2025
Em razão da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) em Belém, em 2025, o Governo do Estado anunciou alterações no calendário escolar para algumas regiões. Os estudantes das redes pública estadual, municipal e privada de Belém, Ananindeua e Marituba terão férias em dois períodos: de 30 de junho a 13 de julho e de 5 a 21 de novembro. Os demais 141 municípios paraenses seguirão o calendário tradicional, com férias entre 1º e 30 de julho.
O ano letivo de 2025 começará em 27 de janeiro e terminará em 23 de dezembro, garantindo 200 dias letivos sem prejuízo ao conteúdo escolar.