Pará lidera registros de aparição de óvnis, com 140 casos registrados

admin
3 Min Read

Há mais mistérios no céu do que muitos podem imaginar. Pelo menos 934 aparições de óvnis foram registradas por militares no Brasil desde que começaram a ser acompanhadas, há sete décadas. O Pará lidera a lista de estados com mais relatos, somando 140 avistamentos, ou 16% do total, seguido por Paraná (128) e São Paulo (126). Esses dados foram obtidos pela Folha de S.Paulo a partir de documentos da Aeronáutica, guardados no Arquivo Nacional, e refletem uma história de investigação sobre fenômenos aéreos não identificados no Brasil.

Os dados foram extraídos de dois resumos, antes secretos, do antigo Comdabra (Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro), que reúne informações até 2006. Após esse período, a reportagem obteve as informações por meio da ferramenta de inteligência artificial Google NotebookLM, e as tabulou e verificou para integrar ao resumo da Aeronáutica dos anos seguintes.

O levantamento começou em 1952, quando o tema dos óvnis começou a ganhar notoriedade e a Aeronáutica passou a investigar os relatos. Atualmente, qualquer pessoa que tenha presenciado um avistamento pode preencher uma ficha de controle, enviada ao Comae (Comando de Operações Espaciais) para arquivamento.

Entre os registros mais notáveis está o ano de 1977, quando o Pará foi palco de uma série de avistamentos. Nesse período, 82 dos 85 casos registrados no Brasil ocorreram no estado, criando um clima de pavor, especialmente com relatos de supostos “ataques extraterrestres”. A Aeronáutica chegou a enviar uma missão para a cidade de Colares, onde militares observaram luzes misteriosas, mas sem conclusões definitivas sobre sua origem.

O ano de 1986 também é lembrado, quando pelo menos 21 óvnis foram avistados em uma única noite, levando a Força Aérea a enviar caças para interceptá-los. O fenômeno, registrado em vários radares, foi descrito como objetos que alternavam entre velocidades supersônicas e subsônicas, voando em formação e com características indicativas de inteligência.

Esses casos contribuíram para a criação de uma política de coleta e organização dos relatos sobre óvnis no Brasil, com a Força Aérea garantindo o arquivamento e análise de todos os dados disponíveis. As informações sobre esses avistamentos, agora organizadas, estão disponíveis para consulta pública por meio da ferramenta Pinpoint, em uma parceria com o Google.

TAGGED:
Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *