Operação Renascidos: MPPA e PRF Desmantelam Rede de Falsificação de Identidade no Pará

admin
2 Min Read

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) participou da Operação Renascidos, deflagrada no dia 11 de dezembro, em conjunto com o Ministério Público de São Paulo (MPSP) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O objetivo da ação foi desarticular uma rede criminosa especializada na falsificação de documentos, permitindo que indivíduos obtivessem “novas identidades”. A operação contou com a atuação do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional (GSI).

Investigações e Ações em Belém e Outras Cidades paraenses

A operação resultou em mandados de busca e apreensão em Belém, Breu Branco e São Francisco do Pará, e revelou uma rede complexa que, por meio de documentos de identidade falsificados, possibilitou a criação de novas identidades para membros de facções criminosas, foragidos da justiça e estelionatários. Essa fraude permitiu a emissão de outros documentos falsos, como CNH, título de eleitor, habilitação de arrais amador e até constituição de empresas.

Durante as diligências, foram apreendidos vários RGs adulterados e materiais usados na falsificação dos documentos, evidenciando o impacto dessa fraude na segurança e integridade dos registros civis no Brasil.

Operação de Envergadura Nacional

A Operação Renascidos foi coordenada pelos GAECOs de Guarulhos (SP) e do MPPA, com o apoio da PRF. Além dos municípios paraenses de Belém, Breu Branco e São Francisco do Pará, as ações ocorreram em diversas cidades de São Paulo, como São Paulo, Itaquaquecetuba, Osasco, Santos, Sumaré, São José dos Campos, Guarujá, Araçatuba e Santo André.

Com essa colaboração entre as forças de segurança e os Ministérios Públicos, a Operação Renascidos reforça o combate ao crime organizado e a proteção da integridade dos documentos oficiais no Brasil, visando evitar que criminosos utilizem fraudes para continuar praticando delitos.

TAGGED: , ,
Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *