De acordo com um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com dados da Receita Federal, mais de 21,3 mil novas padarias foram abertas no Brasil entre janeiro e a primeira quinzena de junho deste ano. Esse número representa cerca de 130 novos CNPJs por dia. Nos últimos dez anos, o setor de panificação no país mais que dobrou, passando de 19.629 unidades em 2013 para 44.505 em 2023
Além de aprimorar a infraestrutura física, muitos estabelecimentos têm investido na diversificação de seus produtos.
Aércio Henrique, gerente da Sanmar Padaria e Confeitaria, localizada na Avenida João Paulo II, no bairro Curió-Utinga, destaca que, além do tradicional pão quentinho, itens como cuscuz salgado com bacon, ovo e carne, crepioca e omeletes têm atraído muitos clientes. A padaria também se destaca pela oferta de café, que tem se tornado cada vez mais popular. De acordo com Aércio, o movimento é intenso aos domingos pela manhã, com muitos frequentadores vindo do Parque do Utinga. A meta para 2025, segundo ele, é ampliar o espaço e incluir um serviço de almoço, buscando maior comodidade para os clientes da região.
No Armazém 25, na Avenida Rômulo Maiorana, no bairro do Marco, a gerente Wilma Freitas afirma que a época do Natal é um período importante para a padaria, com grande procura por panetones e roscas. Além disso, o local oferece uma variedade de pães artesanais com fermentação natural e croissants recheados de acordo com o gosto dos clientes. “Nosso foco é sempre garantir a qualidade e a inovação, além de investir no treinamento da equipe e em degustações para fidelizar os clientes”, explica Wilma.
A Panificadora Combate, tradicional estabelecimento no bairro de Nazaré, também tem se adaptado às mudanças. Com mais de 100 anos de história, o proprietário Bruno Morgado destaca que o negócio, que passou de geração em geração em sua família, continua atendendo bem os clientes, com os campeões de venda sendo o pão francês e os pastéis folheados. Recentemente, o local passou por uma reforma que ampliou o espaço, proporcionando maior conforto aos clientes. Bruno também está investindo na tecnologia, permitindo que os pedidos sejam feitos diretamente nas mesas através de QR codes. “A padaria se tornou quase uma extensão da casa dos clientes, pois eles vêm todos os dias”, comenta.
O setor de panificação também tem demonstrado um crescimento no faturamento. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal), o setor cresceu 7,4% no ano passado, movimentando R$ 138,5 bilhões no Brasil, com mais de 274 mil empresas ativas. Além disso, muitos microempreendedores individuais (MEIs) têm migrado para categorias superiores devido ao aumento da demanda e ao crescimento do setor.
Visitamos diversas padarias em Belém para entender como esses estabelecimentos estão se adaptando às novas demandas. O conceito de padaria tem se expandido para incluir uma oferta diversificada de produtos e serviços, com ênfase na qualidade, variedade do menu e no atendimento ao cliente. O mercado de cafeterias também está em alta, com muitas padarias apostando nesse nicho para atrair novos consumidores e fidelizar a clientela.