O médico Antônio Furlan (MDB) assumiu o segundo mandato como prefeito de Macapá nesta quarta-feira, 1º de janeiro, prometendo um período de realizações. A cerimônia de posse, que contou com a presença do vice-prefeito Mário Neto (Podemos), ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Macapá, presidida pela vereadora Pastora Léa Pelaes (PDT), a vereadora mais velha entre os eleitos em 6 de outubro de 2024.
Antônio Furlan foi reeleito no primeiro turno com uma expressiva votação de 204.291 votos (85,08% dos votos válidos). Ele foi eleito originalmente pelo Cidadania em 2020, passou pelo Podemos e agora faz parte do MDB, partido que tem como presidente no Amapá o deputado federal Acácio Favacho. Em seu primeiro mandato, Furlan foi eleito no segundo turno com 101.091 votos (55,67% dos votos válidos).
Ao chegar para a posse, o prefeito expressou sua felicidade por assumir o cargo pela segunda vez consecutiva e agradeceu a Deus e ao povo de Macapá pela expressiva votação, que reflete a avaliação positiva de sua gestão. Ele afirmou que pretende manter o mesmo ritmo de trabalho, buscando alcançar as regiões que ainda não foram atendidas.
Sobre a formação de sua equipe para o segundo mandato, Furlan não deu informações. No entanto, foi divulgado que o prefeito terá um orçamento de R$ 2.361.312.526,20 para o novo mandato, aprovado pela Câmara Municipal de Macapá em 31 de dezembro. Os recursos serão investidos em diversas áreas do município, como pagamento de pessoal, saúde, educação, infraestrutura, assistência social, entre outras.
Além disso, os vereadores aprovaram as Emendas Impositivas, que destinam até R$ 917.027,31 por vereador para investimentos em setores ou serviços indicados pelos parlamentares. Metade desse valor deve ser obrigatoriamente destinado à saúde municipal.