A cerimônia de inauguração do elevado Beth Bocalom, situado na Avenida Dias Martins, em Rio Branco, teve a presença do governador Gladson Cameli. Ele chegou ao evento ao lado do prefeito Tião Bocalom e ressaltou a relevância de fortalecer a colaboração entre os governos municipal e estadual.
O elevado não só promete melhorar a mobilidade urbana, mas também contribuir com valor estético e turístico para a cidade. Ao chegar ao local, o governador destacou a importância da obra para a capital. “Esse momento ficará registrado na história, pois reflete a autoestima e a determinação de nossa equipe. O Acre não pode abrir mão de seu papel de protagonismo, garantindo o direito à união e planejando para que outras cidades também possam contar com essa estrutura”, afirmou o governador.
O custo total da construção foi de R$ 17.985.000, sendo todos os recursos provenientes do próprio Município. O elevado possui uma extensão total de 188 metros, com um vão livre central de 4,50 metros e uma largura de 7 metros. A estrutura é projetada para ser de pista dupla no sentido bairro-centro, o que assegura uma melhor fluidez no tráfego.
Trata-se de uma construção mista, composta por concreto e aço, com fechamento lateral em alumínio composto. Além disso, foram instalados espelhos d’água em ambas as extremidades, que contam com iluminação em LED. Essa iluminação não só melhora a visibilidade durante a noite, mas também enriquece a estética do local.
“Essa obra foi realizada com muito carinho e respeito pela população, com o intuito de que todos possam enxergar nela a sua casa e uma cidade mais bonita, contribuindo para que a autoestima, como o governador mencionou, aumente a cada dia”, ressaltou o prefeito Tião Bocalom.
O prefeito destacou ainda que a união e a presença do Estado têm sido fundamentais para o avanço do desenvolvimento econômico e social da região.
“É uma parceria que a gente está estabelecendo e que vai durar muito tempo e ajudar muito o povo de Rio Branco”, reforçou.
Elevado, juntamente com outras construções, influencia a mobilidade urbana da capital e atualiza seu panorama arquitetônico. Imagem: Neto Lucena/Secom
O empresário Adem Araújo destacou em sua declaração que as obras realizadas na cidade, tanto pelo governo estadual quanto pela prefeitura, atuam como um impulsionador da economia local.
“Essa é uma obra significativa, importante para Rio Branco. Temos dois elevados em uma das avenidas principais, onde temos muitos empreendimentos e essas obras ajudam muito a fomentar nossa economia”, disse.
O governador reforçou ainda que Rio Branco é uma cidade em crescimento e que o pilar de sua gestão é o governo de mãos dadas com os municípios.
“Sou um otimista por natureza. Nosso governo também investe nesse processo de mobilidade urbana, através de obras como do Complexo Viário Ceará-Getúlio Vargas, projeto visa que melhorar a mobilidade urbana da capital”, reforçou.
Com investimento de R$ 22 milhões, a obra está em andamento e tem previsão de ser entregue em 2025. O governador citou outras obras também, como a Orla do Bairro Quinze, recuperação da orla do Centro da capital.