Governo do Amazonas lança Operação Impacto em municípios do Médio e Baixo Amazonas

Redação
4 min de leitura

O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), anunciou nesta quinta-feira (03/04), em Itacoatiara, que está localizada a 176 quilômetros de Manaus, o lançamento da Operação Impacto. Este projeto tem como objetivo combater e manter baixos os índices de crimes, especialmente homicídios, roubos e furtos. A operação abrangerá os municípios do Médio e Baixo Amazonas e contará com recursos tecnológicos, como os sistemas “Paredão” e o Programa RecuperaFone. O secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, foi o responsável pelo lançamento da iniciativa. Presentes no evento estavam delegados da Polícia Civil (PC-AM) como Lázaro Mendes e Paulo Barros, além do comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (PMAM), do 1º tenente Charles Rodrigues, representante da Marinha do Brasil, suboficial Roberto Lira, e o prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim.

A Operação Impacto iniciará em Itacoatiara e se estenderá a mais 11 municípios na região do Baixo Amazonas, abrangendo todo o estado ainda este ano. “Com essa operação, traremos um pacote completo de tecnologia, incluindo o RecuperaFone e o ‘Paredão’, recursos que já estão demonstrando resultados na capital e que agora serão utilizados no interior”, explicou o secretário.

Durante todo o mês de abril, as Forças de Segurança estarão baseadas na unidade Paulo Pinto Nery, da Polícia Civil (PC-AM), sob a coordenação da SSP-AM. O foco da operação é combater crimes como homicídios, latrocínios, narcotráfico e crimes ambientais, entre outros, por meio de ações preventivas e ostensivas. O delegado Lázaro Mendes, responsável pela Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itacoatiara, destacou a relevância da operação no enfrentamento da criminalidade no município. “Iniciativas como esta são essenciais para reduzir os índices de roubo, recuperar diversos celulares e diminuir os casos de homicídios e tráfico. Já observamos uma significativa redução neste ano de 2025, e nossa expectativa é superar esses números, proporcionando mais segurança à população”, afirmou.

A operação contará com a participação integrada da PC-AM e da Polícia Militar (PMAM), além do policiamento local, reforçado pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE) e profissionais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). O major Marcos Pires, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) de Itacoatiara, ressaltou que as ações preventivas e intensivas já implementadas contribuíram para a diminuição dos índices de homicídios no município, e a Operação Impacto irá intensificar essas ações. “A Polícia Militar tem atuado de forma intensa em Itacoatiara, realizando operações que resultaram em uma redução significativa da criminalidade. No primeiro trimestre, o número de homicídios caiu de 11 para 4, uma diminuição superior a 50%. Também observamos uma queda nos índices de roubo e furto”, explicou o comandante.

A Operação Impacto abrangerá aproximadamente 11 municípios no Médio e Baixo Amazonas. A ação começará em Itacoatiara e será expandida para Urucurituba, Itapiranga, Silves, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Parintins, Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Maués.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *