Após a confirmação do retorno de Neymar ao Santos pelo presidente Marcelo Teixeira, o jogador será apresentado aos torcedores nesta sexta-feira (31), na Mercado Livre Arena Pacaembu. O horário da apresentação ainda não foi definido. No dia seguinte, sábado (1º), o atacante de 32 anos estará na Vila Belmiro, em Santos, para uma segunda apresentação, antes do clássico contra o São Paulo, agendado para as 20h30.
Durante o evento no Pacaembu, Neymar, que rescindiu seu contrato com o Al-Hilal na última segunda-feira, vestirá a icônica camisa 10, eternizada pelo Rei Pelé. Para ajudar a convencer Neymar a retornar, a diretoria do Santos utilizou um vídeo produzido com inteligência artificial que emula a voz de Pelé. No vídeo, o Rei declara: “Eu permito que você use meu trono e minha coroa. Dê o seu show na Vila novamente e se prepare para trazer o hexa pra gente. Lembra o que você prometeu? Eu vou, mas eu volto. Daqui de cima, eu vou sempre aplaudir você, meu príncipe”. O clube paulista decidiu não utilizar o número 10 durante a Série B, em respeito à memória do Atleta do Século, e está revezando a numeração emblemática no Paulistão. No início da temporada, foi anunciado que o dono definitivo da camisa 10 seria escolhido apenas para o Campeonato Brasileiro.
Nos próximos dias, também será lançado um novo uniforme que faz referência à primeira passagem de Neymar pelo Santos, além de outras ações de marketing relacionadas ao astro, que ajudarão a financiar sua contratação. Esses projetos estão sendo coordenados por Armênio Neto, o chefe de marketing do clube, que foi responsável pelo plano que garantiu a permanência de Neymar no Santos há mais de uma década. Naquela época, o craque, desejado por vários clubes poderosos do mundo, decidiu ficar até 2013, quando foi vendido ao Barcelona em uma operação controversa.
Embora o Santos ainda não tenha anunciado Neymar oficialmente em seus canais, Marcelo Teixeira já se adiantou e publicou um vídeo em seu Instagram. Na terça-feira (28), o presidente alvinegro lembrou os primeiros passos do atacante, que aconteceram sob sua gestão, e deu as boas-vindas ao astro. O Menino da Vila assinará um contrato curto, válido até junho, com a possibilidade de prorrogação até a Copa do Mundo de 2026. Ele precisou abrir mão de uma parte significativa dos US$ 65 milhões (cerca de R$ 390 milhões) que tinha a receber do Al-Hilal. Essa foi a solução encontrada para encerrar seu vínculo atual e estar livre para retornar ao clube que o projetou no futebol após 12 anos.