Um dia após o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, ter anunciado novidades no Pix, a instituição revelou as datas estimadas para a introdução de três novas funcionalidades no sistema de transferências instantâneas. As ferramentas devem estar disponíveis nas seguintes datas: Pix parcelado, em setembro deste ano; Pix em garantia, em 2026; e o autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), previsto para 1º de outubro.
Pix Parcelado
O Pix parcelado permitirá ao pagador obter um crédito para facilitar o parcelamento de uma transação. Semelhante à opção de cartão de crédito com juros, o recebedor terá acesso imediato ao valor total da transação, enquanto o pagador poderá dividir o pagamento, acrescido de juros. De acordo com o BC, essa ferramenta deve incentivar o uso do Pix no comércio para a compra de produtos e serviços de maior valor. A iniciativa beneficiará aqueles que não possuem acesso a este tipo de operação. O Pix parcelado poderá ser utilizado para qualquer tipo de transação via Pix, incluindo transferências.
Pix em Garantia
Com a intenção de apoiar os empreendedores, o Pix em garantia permitirá que empresas utilizem recebíveis futuros de Pix como colateral em operações de crédito. Essa modalidade pode reduzir os juros das linhas de crédito para pessoas jurídicas, especialmente aquelas que utilizam o Pix com frequência. A garantia de um empréstimo possibilita que a instituição financeira utilize bens e recursos para cobrir possíveis inadimplências. O BC esclareceu que o Pix em garantia é destinado exclusivamente a estabelecimentos comerciais e empresas, sem alterar a forma como as pessoas físicas utilizam o Pix. Segundo a instituição, o lançamento ocorrerá apenas em 2026 devido à necessidade de uma infraestrutura mais complexa.
Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED)
Destinado exclusivamente a fraudes, golpes e crimes, o autoatendimento permitirá que usuários contestem transações Pix de maneira simples e intuitiva, diretamente pelo aplicativo dos bancos. Essa modernização do MED ocorrerá de forma totalmente digital, eliminando a necessidade de contato com o atendimento da instituição financeira. Desde 2021, o cidadão só pode utilizar o Mecanismo Especial de Devolução em casos comprovados de fraudes ou erros operacionais da instituição. A ferramenta não deve ser utilizada para desavenças comerciais, situações entre terceiros de boa-fé ou erros do usuário pagador, como digitação incorreta de uma chave. Com o autoatendimento do MED, o usuário poderá verificar o status e o progresso dos pedidos de devolução realizados. Conforme o BC, essa modernização acelerará os pedidos de devolução, aumentando as chances de bloqueio de recursos transferidos fraudulentamente e a devolução à vítima.
Diferenciação de Comprovantes
Desde terça-feira (1º), o comprovante de agendamento de um Pix deve incluir a expressão “Agendamento Pix” e um ícone que represente um relógio e calendário. Já os comprovantes de pagamentos concluídos deverão apresentar um ícone de verificação. Essa nova exigência é obrigatória para todos os bancos. Segundo o BC, a diferenciação ajudará a combater fraudes relacionadas a comprovantes falsos e facilitará para o recebedor a identificação de transações concluídas. Recentemente, tornou-se comum um golpe em que o pagador exibe um comprovante de Pix agendado ao vendedor. Devido à pressa e à falta de elementos visuais que tornem fácil a identificação de que a transação não foi finalizada, o vendedor acaba não recebendo os valores quando o pagador cancela o agendamento.