Na tarde da quarta-feira, 29, a Polícia Militar, por meio da 3ª Companhia Operacional do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED), realizou uma abordagem durante um bloqueio especializado na rodovia TO-070, em Dueré. Um veículo Fiat Strada de cor branca foi flagrado transportando de forma irregular 900 litros de agrotóxicos.
De acordo com a PMTO, o motorista, que tem 49 anos, não possuía o curso necessário para o transporte de cargas perigosas. Além disso, o veículo não apresentava a sinalização adequada para identificar os produtos transportados, e a carga estava acondicionada de maneira irregular, o que representava um risco de contaminação. A amarração dos recipientes também não seguia as normas estabelecidas pela legislação vigente.
Diante dessas irregularidades, o condutor foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Gurupi, onde foi autuado em flagrante pelo crime tipificado no artigo 56 da Lei 9.605/98. A carga, que tem um valor estimado em cerca de R$ 232.000,00, foi apreendida, assim como o veículo utilizado na operação, totalizando mais de R$ 300 mil.
O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) foi acionado e compareceu à Delegacia para realizar os procedimentos ambientais necessários. Simultaneamente, a Secretaria da Fazenda do Tocantins (Sefaz-TO) impôs autuações fiscais, uma vez que os documentos apresentados pelo motorista continham discrepâncias em relação à legislação tributária. (PMTO)