Prouni: Inscrições Encerram Nesta Terça-feira; Saiba Como Funciona a Seleção

Redação
6 min de leitura

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) estão abertas até terça-feira, 28 de janeiro, para todos os que participaram do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2023 e 2024. O programa disponibiliza bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) para o pagamento das mensalidades em instituições privadas de ensino superior. Os interessados devem estar atentos a possíveis fraudes e golpes. A inscrição no programa é totalmente gratuita e deve ser realizada exclusivamente pela página do Prouni no portal Acesso Único, acessando o site acessounico.mec.gov.br/prouni.

Nesta edição, o Prouni oferece um total de 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas em todo o Brasil. Dentre essas bolsas, 203.539 são integrais e 134.905 parciais. Os cursos com maior número de bolsas disponíveis incluem Administração (27.101), Pedagogia (22.947), Direito (22.746), Ciências Contábeis (14.800) e Educação Física (13.639). O resultado da primeira chamada está previsto para ser divulgado em 4 de fevereiro, e a comprovação das informações deverá ser feita até 17 de fevereiro.

Etapas

Após ser pré-selecionado, o candidato deve apresentar à instituição os documentos que comprovem as informações fornecidas na ficha de inscrição. A entrega desses documentos pode ser feita de forma presencial ou virtual, dependendo das diretrizes da instituição. É responsabilidade exclusiva do candidato verificar os horários e o local de comparecimento para a validação das informações nas faculdades. A não apresentação dos documentos dentro do prazo estipulado resultará na reprovação do candidato.

Algumas instituições realizam um processo seletivo próprio para os pré-selecionados, sendo necessário que o candidato confira, no momento da inscrição, se essa etapa será aplicada. As instituições que optarem por esse processo são obrigadas a explicar formalmente aos estudantes, no prazo máximo de 24 horas após a divulgação dos resultados, a natureza e os critérios de aprovação, que não podem ser mais rigorosos do que os utilizados nos processos seletivos regulares. Além disso, nenhuma taxa pode ser cobrada para essa seleção própria.

Os candidatos que não forem aprovados na primeira chamada ainda terão a oportunidade de concorrer a uma vaga na segunda chamada. O resultado dessa etapa será divulgado em 28 de fevereiro, e o prazo para a comprovação das informações se estende até 17 de março. Ademais, caso o estudante não seja pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas, ele ainda poderá manifestar interesse em participar da lista de espera nos dias 26 e 27 de março, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Critérios para participar

Para se inscrever no processo seletivo, é necessário que o candidato tenha: completado o ensino médio; participado das edições do Enem de 2024 e/ou 2023; obtido, no mínimo, 450 pontos no exame; e tirado nota maior do que zero na redação. Aqueles que realizaram o Enem na condição de “treineiro” (ou seja, os que não concluíram o ensino médio no ano letivo de 2024) não poderão participar da seleção.

Além disso, os candidatos precisam atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • Ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição;
  • Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Ser uma pessoa com deficiência na forma prevista na legislação;
  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste último caso, não se aplica o limite de renda exigido aos demais candidatos.

No caso da escolha das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para escolher bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não deve exceder o valor de três salários mínimos. Esses requisitos não se aplicam aos professores da rede pública que vão concorrer às vagas de licenciatura e pedagogia.

Outras seleções

O participante que não conseguir a bolsa integral e não tiver condições de pagar os 50% restantes da mensalidade poderá recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para que isso seja possível, a instituição e o curso em que o candidato foi contemplado com a bolsa parcial do Prouni precisam oferecer vagas para financiamento. Além disso, é fundamental que o estudante tenha sido aprovado no processo seletivo do Fies.

Aqueles que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também têm a oportunidade de participar do Prouni. Os cronogramas das seleções ocorrem de forma simultânea. Por isso, quem se inscreve em ambos os processos aumenta suas chances de aprovação, mas deve, posteriormente, optar pela vaga que mais lhe interessa, já que não é permitido acumular uma vaga em uma instituição de ensino superior pública com uma bolsa do Prouni.

 

Confira o cronograma do Prouni:

prouni

Fonte: Da Redação

 

TAGGED: ,
Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *