Terremoto no Pará: tremor é registrado em dois municípios do estado

Redação
2 min de leitura

Um terremoto afetou duas cidades do Pará nesta quinta-feira (3). O evento sísmico, que ocorreu durante a madrugada, foi sentido em Parauapebas e Canaã dos Carajás, ambas situadas na região sudeste do estado. Segundo informações do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o tremor alcançou uma magnitude de 4,3 na Escala Richter, mas, felizmente, não há relatos de feridos. O fenômeno se registrou em Parauapebas, a uma profundidade de 0 km, caracterizando-se como um sismo raso, possivelmente localizado entre 0 e 10 km abaixo da superfície. Apesar de ser classificado como um tremor de magnitude moderada, moradores relataram que as casas tremeram.

Em Parauapebas, a população já está habituada a pequenos tremores, já que outros eventos sísmicos foram registrados na cidade recentemente. Em janeiro deste ano, três tremores foram registrados, com magnitudes de 2,8 no dia 4, 3,1 no dia 5 e 2,8 no dia 9. Também em Canaã dos Carajás, há relatos de moradores que sentiram o tremor. De acordo com o portal Gazeta, uma testemunha mencionou que o abalo fez seu apartamento, situado no bairro Jardim Florido, balançar.

A Prefeitura de Parauapebas divulgou uma nota esclarecendo que, até o momento, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) não recebeu nenhum alerta ou ocorrência relacionada ao tremor da madrugada. A Compdec explicou que, devido às características geológicas da região e à proximidade de Parauapebas com a Falha de Carajás, pequenos abalos sísmicos podem ocorrer com certa regularidade. No entanto, a maioria desses eventos apresenta baixa magnitude e não é percebida pela população. A prefeitura também destacou que, em caso de tremores ou qualquer situação de risco, os moradores devem entrar em contato com a Defesa Civil pelos canais oficiais para que as avaliações necessárias sejam realizadas. O atendimento está disponível 24 horas através dos seguintes contatos: Central de Atendimento e Despacho (CAD): 190 e WhatsApp do Centro de Controle e Operações (CCO): (94) 99278-0431.

 

TAGGED: ,
Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *