Campanha de imunização atenderá 147 mil estudantes no Acre

Redação
4 min de leitura

A escola deve ser um espaço seguro e saudável para os jovens. Com esse objetivo em mente, o Ministério da Saúde, em colaboração com os estados, estabelece uma conexão com as secretarias de educação para promover a saúde. De 14 a 25 de setembro, uma ação integrante do Programa Saúde na Escola, que combina esforços dos ministérios da Saúde e da Educação para aumentar a cobertura vacinal e proteger crianças e adolescentes, será realizada em 22 municípios do Acre, alcançando 147,6 mil alunos de 597 escolas conveniadas. O estado recebeu mais de R$178,8 mil para a vacinação nas escolas e para a atualização das carteirinhas de vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos.

De acordo com a faixa etária para a vacinação, serão administradas doses de vacinas contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tríplice bacteriana (DPT), meningocócica ACWY e HPV. As equipes do Sistema Único de Saúde (SUS) participarão das ações, realizando a vacinação nas escolas ou levando os estudantes a uma unidade básica de saúde, sempre com a autorização dos responsáveis. Além disso, haverá uma verificação das carteirinhas de vacinação, com o intuito de informar os pais e responsáveis sobre a necessidade de atualizações.

“O Programa Saúde na Escola é uma das iniciativas mais relevantes para assegurar o cuidado integral de nossos estudantes. Ao levar a vacinação para dentro das escolas, estamos promovendo saúde, prevenindo doenças e fortalecendo a confiança das famílias no ambiente escolar”, afirma o secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho. Ele ressalta que essa ação contribui diretamente para o aumento da cobertura vacinal no Acre, especialmente entre crianças e adolescentes, além de reforçar o bem-estar dos alunos, que é uma prioridade. Essa parceria tem um impacto direto no desempenho escolar e no futuro dos jovens.

Vacinas serão aplicadas nas escolas, para expandir cobertura vacinal. Foto: Odair Leal/Sesacre

Como acessar a Caderneta Digital de Saúde da Criança

O acesso à Caderneta Digital de Saúde da Criança no aplicativo Meu SUS Digital é simples e permite que pais e responsáveis acompanhem de perto a saúde e o desenvolvimento infantil. Para utilizar o serviço, é necessário que tanto o responsável quanto a criança possuam contas ativas no gov.br.

Confira o passo a passo para utilizar o serviço:

1. Instale o aplicativo

Baixe o aplicativo Meu SUS Digital gratuitamente nas lojas oficiais:

  • App Store (iOS)
  • Google Play (Android)
  • Ou acesse a versão web

2. Entre na sua conta

  • Abra o aplicativo Meu SUS Digital
  • Faça login com seu CPF e senha do gov.br

3. Acesse a Caderneta da Criança

  • Na tela inicial, vá até a seção Miniapps
  • Selecione o miniapp Caderneta da Criança
  • Clique em Adicionar nova criança
  • Leia e aceite o Termo de Responsabilidade
  • Informe o CPF da criança e a senha da conta gov.br dela
  • Após a validação, a criança será vinculada à sua conta, e a caderneta estará disponível

Depois desse procedimento, a pessoa encarregada poderá acessar a Caderneta da Criança, permitindo que acompanhe as informações de forma prática e segura, seja pelo celular ou pelo navegador.

TAGGED: , ,
Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *