A professora Danielle Constantino, que atua na Secretaria de Estado da Educação de Rondônia e é doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), teve seu artigo intitulado “Inteligência Artificial no Ensino de Língua Portuguesa: análise de planos de aula da plataforma Nova Escola na perspectiva do letramento digital” publicado na Revista Cuadernos de Educación y Desarrollo. Esta revista, editada pela EUMED (Servicios Académicos Intercontinentales S.L) na Espanha, é reconhecida por seu alto impacto em citações no Google Acadêmico. Os artigos nela publicados já foram referenciados mais de 6.642 vezes nessa plataforma, e a revista foi classificada como A4 pelo sistema de avaliação Qualis CAPES, que analisa periódicos brasileiros.
O objetivo do estudo foi investigar como a Inteligência Artificial (IA) está sendo integrada ao ensino de Língua Portuguesa, destacando os recursos disponíveis e sua incorporação nas práticas pedagógicas, considerando o conceito de letramento digital e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O artigo foi elaborado em coautoria com a Professora Drª Maria Alzira, ambas membros do Programa de Doutorado Acadêmico em Educação da Univali, na linha de pesquisa relacionada a Práticas Docentes e Formação Profissional. A professora Danielle é bolsista da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) no programa. O trabalho está disponível no volume 17, número 4 (2025) da revista, acessível pelo link: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/issue/view/118.
O estudo focou na análise de planos de aula disponíveis na plataforma Nova Escola. Os resultados mostraram que esses planos oferecem abordagens inovadoras para o ensino de Língua Portuguesa, incluindo atividades mediadas por IA que incentivam a leitura, a escrita e a interpretação. As autoras destacaram o potencial pedagógico dessas abordagens, que requerem maior suporte para expandir sua utilização, além de apontarem desafios como a necessidade de capacitação docente com um foco mais intenso no letramento digital.
A professora Danielle enfatiza a importância de preparar tanto alunos quanto professores para os desafios do mundo digital, bem como a necessidade de explorar estratégias pedagógicas inovadoras e acessíveis. Essas iniciativas visam enriquecer e diversificar as experiências de ensino e aprendizagem. “Pesquisas sobre o tema e práticas pedagógicas mais alinhadas às demandas contemporâneas podem oferecer a alunos e docentes mais oportunidades de ensino, com ferramentas adaptáveis e inovadoras, preparando-os para os desafios de um mundo em constante evolução tecnológica”, destacou Constantino.